Um novo ano já está chegando, e isso significa que as empresas estão focadas nas próximas tendências de cores que vão marcar (principalmente) as áreas de design, marketing, decoração e moda.
Explosão neon
As cores estão presentes em tudo, e ajudam a moldar as nossas experiências. Nos últimos anos vimos uma ascensão de cores vivas e explosivas, sobretudo roxo, pink e cores neon, muito presentes em ícones e interfaces de aplicativos.
Um dos motivos para essa onda pode ser explicado pela alta competitividade do mercado: em um mundo abarrotado de informações tecnológicas, captar a atenção do usuário em uma fração de segundo pode ser uma estratégia vital.
As cores vibrantes são percebidas muito mais rapidamente do que as neutras, e esse fator ajuda designers a comunicar suas mensagens de produto com mais agilidade e eficiência.
Além disso, as cores elétricas também passam sensações futuristas aos clientes, dando a ideia de que as marcas são modernas, conectadas e atuais.
Exemplos de aplicativos que usam roxo em seus ícones em 2019:
INSTAGRAM - OI - VIVO - TWITCH - CABIFY - NUBANK - YAHOO! - EASYNVEST - FEDEX - SYFY - GNT PLAY
Tendências para 2020
O blog da Canva – a maior plataforma online de design do mundo – publicou uma pesquisa com grandes designers dos EUA sobre suas previsões de futuro para as cores dominantes de 2020.
A marca de tintas Dunn-Edwards Paints também lançou seu relatório de previsões para o próximo ano, assim como a Coloro – instituto que decodifica as cores visíveis ao olho humano e as sistematiza em esquemas lógicos.
As três pesquisas foram unânimes em afirmar que a cor de 2020 será o verde. As pautas ambientais estão com tudo no momento, e devem influenciar enormemente as marcas do próximo ano, com todas as tonalidades da cor presentes na natureza.
O excesso de tecnologia tem nos sobrecarregado e nos deixado cada vez mais estressados, logo, os tons naturais devem surgir para trazer, também, um pouco de alívio e sintonia com a vida real.
4 – Anúncio x criatividade
Os azuis claros também estarão presentes pelo mesmo motivo. Dee Schlotter, gerente sênior de cores das tintas PPG, comentou em uma entrevista à Forbes:
“Quanto mais rápida a tecnologia se move, e mais conveniente ela se torna, mais as pessoas procuram experiências e lifestyles que transmitam calma e verdade em suas vidas. A necessidade de simplicidade e escapismo da tecnologia é, em parte, a razão pela qual os consumidores desejam os azuis das porcelanas chinesas, que nos aproxima de elementos naturais como o mar e o céu – trazendo serenidade para qualquer espaço.”
A Coloro aponta que o principal verde do ano será o Neo-Mint, ou o verde pastel, que tomará o lugar do Millennial Pink (aquele dos cases de iPhone), mantendo a popularidade dos tons suaves, mas os direcionando à pegada eco-friendly.
Segundo Dora Blaskievich, CEO da empresa de design e branding Charm Creative, a tendência natural já começou em 2019 e vai apenas reverberar no ano que vem:
Escala Pantone
Em setembro deste ano, a Pantone – maior autoridade mundial em cores –lançou a sua tabela de previsões com foco no mundo da moda.
Seus apontamentos seguem uma curva um pouco diferente do design, mas nem tanto assim: as colorações para a primavera e verão de Nova Iorque serão aquelas que expressam sentimentos de aconchego familiar, amizade e relações próximas. Laranjas, amarelos, vermelhos e azuis aparecem em destaque, trazendo uma atmosfera calma e retrô, pois forma muito presentes nas decorações das casas americanas na década de 70.
O foco para a moda, enfim, não está na natureza, mas também haverá a busca pelo escapismo digital, com uma energia amistosa e serena.