25/05/2019 | Por: Victor Hugo C. Leite | 


Coronavírus: 8 dicas para usar o marketing digital a favor da sua empresa

Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela virou a única alternativa para muitos deles. O fechamento de lojas e as medidas de isolamento frente ao coronavírus acertaram em cheio as empresas que atendiam apenas em pontos físicos. E mesmo as que já eram digitais podem enfrentar uma queda na demanda, motivada pelo momento de incerteza.

 A importância da Landing Page para o seu negócio

Conectar-se aos clientes é mais importante do que nunca - e o marketing digital pode ajudar nesse processo. Abaixo, listamos oito dicas para usá-lo a favor do seu negócio. 

1. Invista em presença digital

Antes de pensar em estratégias digitais, avalie a maturidade atual da sua empresa na internet. Se ela já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para dar esse novo passo. Além de evitar sair, as pessoas estão mais conectadas do que antes. "Na prática, o digital é o que sobrou em meio a todas as restrições físicas", aponta André Siqueira, cofundador da Resultados Digitais.

Para quem vendia por pontos físicos e ainda não tem e-commerce, a dica de Marcel Ghiraldini, cofundador da Math Marketing, é começar ingressando em um marketplace, que já oferece uma estrutura funcional. Ele lembra que, além das vendas, a internet é fonte de conteúdo para entender como agir nesse momento. "Você pode desde pesquisar para entender como estão seus concorrentes até recorrer ao Google Trends para ver o que as pessoas estão procurando", diz.




"Quando você entende bem o comportamento do seu cliente, Fica mais fácil desenhar estratégias e deFinir os canais e a linguagem adequada", 

2. Conheça o seu público

Conhecer seus clientes e seguidores é essencial para definir qualquer estratégia. Isso envolve desde mapear as redes sociais que eles mais usam até conhecer seus hábitos e preferências. 

Para isso, vale começar recorrendo a uma ação simples: fazer perguntas a eles. A capacidade de ouvi-los individualmente, segundo Ghiraldini, é uma das grandes vantagens das pequenas empresas em relação às grandes. 

3. Ofereça conteúdos de valor

Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, depois, poderá trazer frutos. A estratégia é ainda mais importante nesse momento, já que eles, assim como você, estão preocupados com a pandemia.

“O que as pessoas mais estão buscando neste momento é um pouco de conforto e uma forma de diminuir as incertezas. Por isso, é a hora de pegar ainda mais leve nas estratégias”, diz Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content. Ele também diz acreditar que toda as empresas têm potencial de colaborar de alguma forma. O fortalecimento da marca virá como consequência.

“O cliente de uma academia não deixou de querer ficar em forma. Se eu sou dono de uma, posso fazer lives e postar aulas no Instagram, ajudando a resolver essa dor sem tentar vender”, afirma. “Quando a situação se acalmar, as pessoas se lembrarão dessa ajuda.” Ele diz que seguir o caminho contrário, usando a situação como estratégia de venda, soará como oportunismo e prejudicará ainda mais sua empresa.

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5. Invista na geração de leads

Em linhas gerais, leads podem ser definidos como pessoas (ou empresas) que entraram em contato com sua empresa e têm potencial para se tornarem clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo. Uma das formas comuns de gerar leads é oferecer algo de valor, como um conteúdo, por meio de um cadastro. "Se você tiver o contato dos clientes, será muito mais fácil contruir o relacionamento", diz Siqueira.

6. Considere investir em anúncios online

Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, estratégias de curto prazo ajudam a ganhar fôlego neste momento. Uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google e as próprias redes sociais.

Só colocá-los no ar, porém, não garante resultados. “Não adianta colocar anúncios se você não estiver medindo os resultados e não souber o quanto eles refletem em vendas”, diz Siqueira, da RD. Para quem está começando, ele recomenda ter cuidado e começar devagar. 

7. Defina objetivos - e meça os resultados

Para que os anúncios, a comunicação ou qualquer outra estratégia dê certo, é preciso antes ter definido bem os seus objetivos. “Aquela máxima de que se você não sabe para onde ir, qualquer caminho funciona é válida nesse contexto”, aponta Marcel Ghiraldini, cofundador da Math Marketing. A análise de dados é especialmente útil nessa hora, ajudando a definir os pontos fortes e fracos e a mapear as próximas decisões. E, segundo Ghiraldini, temas como esse já deveriam estar no radar das empresas mesmo antes da pandemia. 

8. Acompanhe as mudanças de comportamento

A urgência de evitar a disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que ele se tornasse pauta em todos os lugares, da internet à televisão. Com o tempo, segundo o cofundador da Resultados Digitais, a tendência é que haja uma saturação. “Todos já vão saber como é a prevenção, o tratamento e o que está ou não acontecendo e vão começar a tentar viver uma vida normal”. Este, diz ele, será o momento com mais oportunidades para o digital. “Vai ter mais gente online e muito do que elas fariam fora de casa vão fazer dentro.”

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